Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sem Sentido

Um blogue sem sentido... de humor!

14
Ago18

Socorro, a minha filhota está sem fralda...

Desfralde.jpg

 

A minha filhota tem menos de dois anos, mas já só faz cocó e chichi no bacio. Como é que eu consegui?! Violando algumas regras e contrariando todos os mitos, nomeadamente «o desfralde deve ser feito depois dos dois anos, que é quando os bebés começam a ter alguma maturidade», «o desfralde deve ser feito na escola, por quem sabe», «no início, é necessário forrar a casa e o carro com plásticos» e «não se deve ralhar com a criança quando a ela faz chichi e/ou cocó na roupa e/ou no chão».

 

Para muitos pais, o desfralde de uma criança é encarado como um bicho-de-sete-cabeças, como se as crianças não fossem seres racionais e não percebessem aquilo que lhes dizemos. Se até os cães e os gatos conseguimos ensinar, por que razão é que não haveríamos de conseguir ensinar um bebé a fazer cocó e chichi num bacio? 

 

De entre os principais mitos que eu ouvi sobre o desfralde, destaque para «o desfralde deve ser feito depois dos dois anos, que é quando começam a ter alguma maturidade», «o desfralde deve ser feito na escola, por quem sabe», «no início, é necessário forrar a casa e o carro com plásticos» e «não se deve ralhar com a criança quando ela faz chichi e/ou cocó na roupa e/ou no chão». Pois bem, eu fiz exatamente o contrário: comecei a fazer o desfralde da minha filhota aos 22 meses, em casa, sem forrar a casa e o carro com plásticos e ralhei com ela sempre que ela fazia chichi na cueca-fralda. Eu comecei a fazer o desfralde à minha filhota há pouco mais de uma semana e o resultado está a ser bem melhor do que alguém preveria. 

 

No primeiro dia, deixei-a sem fralda, com o bacio ao pé, só para ver o que ela fazia. Como é óbvio, ela fez chichi no chão. No segundo dia, coloquei-lhe uma cueca-fralda e expliquei-lhe onde é que ela deveria fazer chichi. Ela percebeu o que eu disse, mas nunca se aproximou do bacio, porque tinha «mede» (para os menos entendidos em linguagem infantil, «medo»). Era eu que, sempre que me apercebia de que ela queria fazer chichi, a sentava no bacio, comigo sentado à frente e brinquedos à volta. Nesse dia, pela primeira vez, ela fez chichi no bacio. O cocó, ela fez na cueca-fralda, mas só porque eu não cheguei a tempo. No dia seguinte, consegui fazer com que ela fizesse cocó no bacio, mas, entretanto, voltei a colocar-lhe a fralda e adiei esta tarefa por alguns dias.

 

[Sim, eu sei que não se deve interromper o desfralde. Mas como eu já disse acima: eu violei algumas regras. Para além disso, como eu não tirei fotografias ao primeiro cocó, esta primeira tentativa de desfralde não conta. Pelo menos assim me disseram no Facebook...]

 

Depois de uma interrupção de três dias, voltei ao desfralde. Há dois dias, coloquei-lhe a cueca-fralda e voltei a fazer tudo de novo. No primeiro dia, ela fez chichi e cocó no bacio e só fez chichi na fralda, à noite, enquanto dormia. No segundo dia, fez chichi em casa, antes de sairmos. Quando foi para fazer cocó, como eu estava fora de casa e não tinha o bacio, voltei a violar uma das regras: pedi-lhe que se agachasse e fizesse cocó na fralda. Ontem, ela fez chichi e cocó no bacio, em casa. Fora de casa, disse-me que queria fazer chichi, mas aguentou que chegássemos a casa para fazê-lo no bacio. Entretanto, consegui um bacio portátil e ela já o usou fora de casa. Hoje, de manhã, acordou com a cueca-fralda seca e, mal se levantou, pediu para ir ao bacio fazer chichi. Até o final da semana, devo-lhe tirar a cueca-fralda e comprar-lhe umas cuecas normais.

 

Qual é o segredo para um desfralde bem-sucedido?!

 

Ora bem, o segredo eu não sei, mas, para mim, o truque está na forma como educamos os nossos filhos, desde o momento em que eles nascem. Quem acha que o desfralde de uma criança começa no momento em que lhe retiramos a fralda, está muito enganado. O desfralde começa muito antes. E é por isso que há pais que conseguem o desfralde mais cedo e mais rápido do que outros!

 

5 comentários

Comentar post

Sigam-me

Subscrever blogue

Subscrever...

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

YouTube

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D