Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sem Sentido

Um blogue sem sentido... de humor!

13
Mar19

Os adeptos ferrenhos é que sabem...

Adeptos de futebol.jpg

 

No futebol, o que tem piada é a estupidez e o fanatismo: a estupidez dos comentadores desportivos; o fanatismo dos adeptos ferrenhos. Acho tanta piada à estupidez dos comentadores desportivos que sou capaz de ficar horas e horas a fio a ouvi-los, deitado no sofá, enquanto durmo. Ainda assim, melhor do que um comentador desportivo que não sabe o que diz, só mesmo um adepto ferrenho que não percebe nada de futebol nem sabe nada sobre o seu clube!

 

Na passada segunda-feira, a notícia que mais chocou o país: Benfica empatou com o Belenenses depois de estar a ganhar por dois a zero. Só não chocou mais porque o Benfica manteve o primeiro lugar, caso contrário, seria caso para o número de vítimas de violência doméstica aumentar drásticamente. Para mim, que não sou adepto de nenhum clube nem fanático por futebol, a notícia passou-me ao lado, mas para os comentadores desportivos e adeptos ferrenhos que muito gostam de falar de futebol, foi algo demasiado importante para não se falar durante horas a fio em vários canais televisivos. 

 

De entre as coisas que eu mais acho piada no futebol, uma delas é, sem dúvida, a estupidez dos comentadores desportivos. Se o Benfica perde com o Portimonense e fica a sete pontos do primeiro lugar, já não tem hipóteses de ganhar o campeonato. Se o Benfica ganha ao Porto e fica em primeiro lugar com mais dois pontos, já ganhou o campeonato. Se o Benfica empata com o Belenenses e fica em primeiro com os mesmos pontos que o Porto, não vai ser nada fácil ganhar o campeonato. Mais piada acho ainda quando dizem que uma equipa de futebol perdeu dois pontos ao empatar um jogo.

 

Caros comentadores desportivos e/ou jornalistas especializados na área, vamos lá ver se nos entendemos de uma vez por todas: nem em Portugal nem em nenhuma parte do mundo, uma equipa perde pontos quando empata um jogo. Na verdade, ganha um ponto. Quando muito, uma equipa perde pontos se se provar em tribunal que alguns dos pontos ganhos foram resultado de práticas ilícitas e/ou de corrupção, mas isso é algo que nunca acontece em Portugal, não pelo menos aos chamados clubes grandes.

 

[Na época 2007/2008, o Futebol Clube do Porto chegou a ser punido com a perda de seis pontos, na sequência do processo «Apito Final», mas logo os pontos foram devolvidos, depois de um recurso interposto por Pinto da Costa.]

 

Mas não é só aos comentadores desportivos que eu acho piada. Aos adeptos também, principamente aos ferrenhos. E foi sobretudo a pensar neles que eu criei uma sondagem na página de Facebook deste blogue sobre o próximo jogo do Benfica:

 

Acha que o Benfica vai passar aos quartos-de-final da Liga Europa, mesmo que empate com o Dinamo Zagreb na próxima quinta-feira?

 

Como é óbvio, com um empate, o Benfica não passa aos quartos-de-final, porque perdeu o jogo da primeira mão, na Croácia, por um a zero. Para passar, o Benfica precisa de ganhar o jogo com uma diferença de pelo menos dois golos, mas isto é algo que nem toda a gente sabe, não pelo menos aquelas 32 pessoas. Sim, é verdade, já me ia esquecendo de dizer: das 73 pessoas que participaram na sondagem, 33 responderam «sim» e 40 responderam «não». 


O resultado desta sondagem significa que há adeptos estúpidos ao ponto de não saberem que uma equipa de futebol tem ganhar o segundo jogo quando perde o primeiro?

 

Não, não significa. O resultado desta sondagem significa apenas e só que as pessoas não param para pensar quando algo lhes toca o coração. Na verdade, eu acredito que, se, em vez daquela pergunta, eu tivesse colocado «Acha que o Benfica vai passar aos quartos-de-final da Liga Europa, mesmo que o mundo acabe na quarta-feira?», o resultado seria exatamente o mesmo. Não é estupidez: é o coração a falar mais alto.

 

[Atenção que eu não quero com isto dizer que responder com o coração é algo mau. Só tenho pena é que as pessoas não respondam com o mesmo coração que têm para o futebol noutras áreas da sua vida social.]

 

Enfim, quem deve ter ficado contente com o resultado desta sondagem foi a minha esposa, que ficou a saber que não é a única benfiquista que não percebe nada de futebol nem sabe nada sobre o seu clube.

 

– Este jogo é importante?

 

– Sim, claro.

 

– Para quê?

 

– Para o campeonato.

 

– Para o campeonato de quê?

 

– Campeonato de Portugal.

 

– Campeonato de Portugal?! Não tem nome? Taça da Liga, Taça de Portugal,...

 

– Já disse: para o Campeonato de Portugal.

 

– Vá, explica-me. Este é o meu clube e eu gosto de estar informada.

 

– Já respondi...

 

– Está em primeiro, é isso?

 

– Sim, está em primeiro.

 

– Quantos pontos à frente do Porto e do Sporting?

 

No futebol, o que tem piada é a estupidez e o fanatismo: a estupidez dos comentadores desportivos; o fanatismo dos adeptos ferrenhos. Acho tanta piada à estupidez dos comentadores desportivos que sou capaz de ficar horas e horas a fio a ouvi-los, deitado no sofá, enquanto durmo. Ainda assim, melhor do que um comentador desportivo que não sabe o que diz, só mesmo um adepto ferrenho que não percebe nada de futebol nem sabe nada do seu clube!

 

 

data-mobile="true">

1 comentário

Comentar post

Sigam-me

Subscrever blogue

Subscrever...

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

YouTube

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D