Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sem Sentido

Um blogue sem sentido... de humor!

17
Jul18

Carros que poluem?! Só se forem os antigos...

Poluição atmosférica.jpg

 

Em 2015, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou uma deliberação que proíbe a circulação de carros com matrícula anterior ao ano 2000 no centro de Lisboa, no âmbito da criação das Zonas de Emissões Reduzidas (ZER). Em 2018, a Câmara Municipal do Funchal quer proibir a circulação de carros com matrícula anterior ao ano 2001 no centro do Funchal, no âmbito do Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS). Tanto a primeira como a segunda medidas têm um objetivo comum: reduzir a emissão e gases poluentes e melhorar a qualidade do ar no centro das cidades. Mas será esta uma medida justa?

 

Para quem não sabe ou finge não saber, os meios de transporte são uma das principais fontes de poluição atmosférica e, consequentemente, das principais causas do efeito estufa e do aquecimento global. Na prática, os gases emitidos pelos veículos motorizados não só poluem o ar que respiramos e provocam-nos vários problemas de saúde, nomeadamente respiratórios, como fazem com que, no verão, as temperaturas sejam cada vez mais altas e nos provoquem queimaduras solares e, no inverno, sejam cada vez mais baixas e nos provoquem estragos nos carros com a queda de granizo do tamanho de pedregulhos (o karma é lixado…). Neste sentido, todas as deliberações camarárias que visem a redução da emissão de gases poluentes para a atmosfera são sempre de louvar, desde que não seja para favorecer uns em detrimento do sacrifício de outros.

 

No caso de Lisboa eu não sei, mas, no caso do Funchal, a proposta de proibição da circulação de carros com matricula anterior ao ano 2001 no centro da cidade não é consensual. Muitas questões se levantam, muitas delas (ainda) sem resposta. E foi a pensar em algumas dessas questões que eu decidi escrever este texto e antecipar algumas das respostas que os munícipes funchalenses tanto aguardam.

 

Mas, afinal, são só os carros mais antigos que poluem?

 

Não, claro que não. Os carros mais recentes também, mas parece que não poluem tanto. Quero dizer, se forem fabricados pela Volkswagen, poluem mais, mas eles depois alteram o chip do sistema de emissão de gases poluentes e ninguém dá por isso. Ou então dão, mas quando descobrem, já a Volkswagen lucrou milhões e milhões de euros para pagar as multas e poder continuar a violar as regras. Quem não deve ter dinheiro para pagar multas são os indivíduos que têm carros com matricula anterior a 2001 e, por isso, o melhor mesmo é não falsificarem a data da matrícula do vosso carro.

 

Com esta medida, os carros com matrícula anterior a 2001 vão poder continuar a circular e a poluir a qualidade do ar das zonas periféricas do Funchal?

 

Sim, claro, mas só porque o ar das zonas periféricas tem muito melhor qualidade do que o ar do centro das cidades. No fundo, o objetivo é «dividir o mal pelas aldeias», até porque não é justo que as pessoas que vivem nas zonas periféricas, nomeadamente nas zonas altas, respirem ar muito menos poluído do que as pessoas que vivem no centro do Funchal. Depois, vivem até os cem anos e nós, jovens citadinos, é que temos de pagar com os nossos impostos as suas reformas chorudas de centenas de euros.

 

Como é que as pessoas que têm carros com matrícula anterior a 2001 se vão deslocar até o centro da cidade do Funchal?

 

Das duas, uma: ou deslocam-se de autocarro ou deslocam-se a pé. Se se deslocarem de autocarro, chegam mais rápido ao destino, mas levam com os preços exorbitantes dos bilhetes e/ou dos passes e com o cheiro a suor e a perfumes nauseabundos dos passageiros. Se se deslocarem a pé, vão demorar um pouco mais, mas só vos vai fazer bem, pois andar é o que os médicos mais recomendam às pessoas nos dias que correm.

 

E de táxi, não vai ser possível?

 

Deslocarem-se de táxi vai ser bem mais difícil, tendo em conta que a maioria dos táxis tem matrícula anterior a 2001. Só se se deslocarem de Uber ou Cabify, mas, neste caso, muito cuidado, pois correm o sério risco de serem apedrejados pelos taxistas que vão andar nas redondezas a bloquear as estradas.

 

As pessoas que têm um carro com matrícula anterior a 2001 vão receber algum tipo de apoio financeiro para andarem de transportes públicos?

 

Não, claro que não. Aliás, não só não vão receber nenhum tipo de incentivo financeiro como devem ser penalizadas, pois, a ser aprovada a proibição, os preços dos bilhetes e dos passes de autocarro deverão aumentar. Não sou eu que o digo. É a lei da procura e da oferta: quanto maior a procura, maior o preço. E olhem que o preço atual não é nada barato.


Só para terem a noção dos preços exorbitantes que se praticam na ilha da Madeira, no meu tempo de aluno universitário, eu pagava cerca de 110 euros para me deslocar desde a cidade de Machico até à cidade do Funchal. No Funchal, tinha de apanhar um outro autocarro até a universidade e pagar mais cerca de 35 euros mensais. No total, cerca de 150 euros por mês para fazer um percurso que não tinha mais de 30 quilómetros. Pior do que isto só mesmo o facto de o passe ter um preço mais baixo para os trabalhadores do que para os estudantes: 70 euros pagavam os trabalhadores por um passe entre as duas cidades.

 

E para as pessoas trocarem o seu carro com matrícula anterior a 2001 por um carro com matrícula superior a 2001, vão haver apoios financeiros?

 

Não, claro que não. Aliás, ou muito me engano ou o objetivo não é fazer com que estas pessoas mudem de carro, pois, mais do que contribuir para a redução da emissão de gases poluentes, esta medida vai contribuir para o aumento do número de estacionamentos disponíveis no centro da cidade. E só assim é que se consegue acabar com aquela injustiça de qualquer um poder estacionar o seu "chaço" no centro da cidade e roubar o lugar a "grandes máquinas", nomeadamente carros das marcas Porshe, Mercedes, BMW, Audi,... 

Enfim, muitas outras questões poderia eu levantar e responder, mas parece-me que estas são as mais pertinentes. Não obstante, se tiverem alguma outra questão que queriam ver respondida, coloquem nos comentários abaixo que eu logo vos respondo de forma bem mais célere que o presidente da Câmara do Funchal!

 

Sigam-me

Subscrever blogue

Subscrever...

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

YouTube

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D