Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sem Sentido

Um blogue sem sentido... de humor!

03
Mai19

As histórias de um pai e de uma mãe que não sabiam contar histórias...

Histórias infantis.jpg

 

Cá em casa, acabaram-se os gritos e as palmadas. Sempre que eu e a minha esposa queremos que a nossa filhota nos obedeça sem fazer birras, contamos-lhe uma história. É uma história para comer a sopa, uma história para dormir, uma história para tomar banho,... Enfim, histórias para tudo e mais alguma coisa, todas elas com uma particularidade: são improvisadas. As histórias têm tido tão bom resultado que eu já só penso em publicar um livro. Até já tenho um título e tudo: As histórias de um pai e de uma mãe que não sabiam contar histórias!

 

Pensava eu que os filhos só se emancipavam uma vez na vida, aos dezoito anos, mas não: os filhos emancipam-se muito antes, aos dois anos, quando deixam de ser bebés e passam a ser crianças. Aos dois anos, os filhos estão ainda muito longe de se verem livres da tutela dos pais e de fazerem o que quiserem e bem entenderem, é certo, mas eles refilam tanto e tentam se impor de tal forma que mais parecem adolescentes rebeldes acabados de atingir a maioridade. Para os adolescentes rebeldes que, mal atingem a maioridade, acham que já podem fazer tudo o que quiserem sem terem de pedir autorização aos pais nem lhes darem quaisquer satisfações, os pais têm uma solução muito simples: pô-los fora de casa. Para as crianças de dois anos que refilam por tudo e por nada e fazem de tudo para que a última "palavra" seja a deles, a solução não é assim tão fácil: pô-los fora de casa é crime; deixar que a última "palavra" seja a deles é um "crime" ainda maior, ainda que não seja punível por lei. Não é punível por lei, mas é condenável. Deixar que a última "palavra" seja a de um filho e não a sua é condenar tanto a vida do filho como a sua própria vida. E é por isso que, mais dia menos dia, são os filhos que colocam os pais fora de casa: não o fazem quando são menores e estão na casa dos pais, fazem-no quando são maiores e os pais estão na sua casa.

 

[Atenção que há pais e pais e alguns deles bem que mereciam ser colocados na rua pelos filhos ainda menores...] 

 

Mas afinal, como é que se consegue contrariar a rebeldia de uma criança de apenas dois anos e fazer com que ela nos obedeça sem fazer birras?

 

Ora bem, se me fizessem esta pergunta há uma semana, eu responderia que era com muitos gritos e palmadas. Hoje, de forma serena, eu respondo: contando-lhe histórias. E não digo isto porque tenho medo de que a Segurança Social tome conhecimento desta publicação e logo me venha retirar a tutela dos meus filhos. Digo isto porque funciona mesmo, por experiência própria. Sempre que eu e a minha esposa queremos que a nossa filhota nos obedeça sem fazer birras, contamos-lhe uma história... improvisada. 

 

Quando não quer comer a sopa: Era uma vez uma menina que não queria comer a sopa...

 

Quando não quer ir dormir: Era uma vez uma menina que não queria ir dormir...

 

Quando não quer tomar banho: Era uma vez uma menina que não queria tomar banho... 

 

Para além de serem eficazes, as histórias improvisadas têm uma grande vantagem: não nos fazem perder muito tempo nem gastar dinheiro em livros. Só para terem a noção do quanto as nossas histórias são eficazes – mais as minhas do que as da minha esposa –, eis a última história que eu contei à minha filhota numa esplanada, enquanto tomava café:

 

– Gilhado...

 

– Gelado?! Tu não podes comer gelado...

 

– Gilhado, gilhado, gilhado, ...

 

– Queres que eu te conte a história da menina que queria um gelado?

 

– Ximmmm...

 

– Era uma vez uma menina que queria um gelado. O papá da menina disse à menina que ela não podia comer um gelado porque fazia dói-dói na barriga, mas a menina não parava de pedir: «gilhado, gilhado, gilhado,...». A menina pediu tanto que o papá da menina comprou um gelado. A menina comeu o gelado e vomitou. Tu queres um gelado?

 

– Não...

 

Cá em casa, acabaram-se os gritos e as palmadas. Sempre que queremos que a nossa filhota nos obedeça sem fazer birras, contamos-lhe uma história. É uma história para comer a sopa, uma história para dormir, uma história para tomar banho,... Enfim, histórias para tudo e mais alguma coisa, todas elas com uma particularidade: são improvisadas. As histórias têm tido tão bom resultado que eu já só penso em publicar um livro. Até já tenho um título e tudo: As histórias de um pai e de uma mãe que não sabiam contar histórias!

 

data-mobile="true">

6 comentários

Comentar post

Sigam-me

Subscrever blogue

Subscrever...

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

YouTube

Água no bico

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Blogs Portugal